Porque esta iniciativa é importante
As confecções, em sua grande maioria pequenas e microempresas, têm inúmeras fragilidades em relação à gestão, condições de trabalho, informalidade e dependência financeira. As práticas comerciais entre varejistas, fornecedores e subcontratados impactam na sustentação financeira da cadeia, dificultando o crescimento dos negócios, o cumprimento do compliance, principalmente social, e aumentando os riscos dessa cadeia de fornecimento. Embora ciente do problema o setor ainda não tem a dimensão e tampouco conhece quais são as melhores e mais viáveis práticas para lidar com a questão.
O que queremos
Relações de compra e venda sustentáveis e justas ao longo da cadeia das grandes redes do varejo de moda e criação de mecanismos e compromissos no nível de varejistas e fornecedores e subcontratados.
O que pretendemos fazer
- Diálogos estratégicos para engajamento;
- Estudo sobre problemas e gargalos na relação comercial entre varejistas e seus fornecedores diretos, e entre subcontratados e fornecedores, impacto no compliance social, governança e performance ambiental, e boas práticas no relacionamento entre compradores e fornecedores;
- Sensibilização com públicos selecionados com base no estudo.
- Criação e/ou fortalecimento de canais de representação dos fornecedores e dos subcontratados;
- Construção de mecanismo de avaliação regular das relações de compra e venda na cadeia de fornecimento.