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Iniciativas Multissetoriais

Iniciativas multissetoriais

A FASE DE LABORATÓRIO PROPRIAMENTE DITO COMEÇOU COM A EQUIPE DO LAB CONSTRUINDO UM MAPEAMENTO SISTÊMICO DO SETOR DA MODA NO BRASIL. UNIU-SE A DIVERSIDADE DE PERSPECTIVAS INDIVIDUAIS DO SISTEMA E CRIOU-SE UM ENTENDIMENTO COMPARTILHADO, COM A PREMISSA DE QUE O QUE SUSTENTA O SISTEMA É INVISÍVEL AO OLHAR.

Mapa sistêmico principais desafios

CONSTRUÍDO A PARTIR DE UMA IMAGEM DE ICEBERG, O MAPEAMENTO CONSISTE EM IDENTIFICAR O QUE ESTÁ ABAIXO DA LINHA DA ÁGUA: PADRÕES, ESTRUTURAS E MODELOS MENTAIS, FICANDO ACIMA SOMENTE OS EVENTOS POSSÍVEIS DE SE ENXERGAR.

Quanto mais consegue-se entender o que está imerso, maior a possibilidade de influenciar e transformar esse sistema. Com o mapa identificou-se os principais desafios para se alcançar um setor justo e sustentável. Os principais desafios identificados na cadeia da moda no Brasil pela Equipe Lab Moda foram agrupados em seis grandes blocos: 

 

:: Educação, formação profissional, ciência e tecnologia;
:: Cultura e consumo;
:: Ciclo de vida do produto; uso intensivo de recursos e toxicidade;
:: Trabalho: condições, informalidade, migração; desigualdades sociais, raça e gênero;
:: Modelo de negócio, relação entre os elos da cadeia;
:: Políticas públicas.

Prototipando soluções

PARA ABORDAR E AVANÇAR NUM DESAFIO SOCIAL COMPLEXO PRECISAMOS DE SOLUÇÕES QUE SEJAM SISTÊMICAS, COLABORATIVAS E EXPERIMENTAIS E ATUAR TANTO NOS NÍVEIS DAS INICIATIVAS, COMO NO NÍVEL DO SISTEMA E DAS CONDIÇÕES DO SISTEMA.

Um Laboratório Social se dá em ciclos de prototipagem que envolvem criação das iniciativas, testes na vida real e interação das iniciativas com os aprendizados dos testes. Organizada em seis grupos de trabalho (GT), a equipe cocriou e testou seis iniciativas multissetoriais.

 

As Iniciativas da segunda geração ( 2019- 2020 )

ENVOLVEM ATORES E ORGANIZAÇÕES DE VÁRIOS SETORES QUE QUEREM ABORDAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO MUNDO DA MODA NO BRASIL.

Educação e Moda Sustentável

Formar trabalhadores e estudantes para a moda sustentável

Oficinas de sensibilização 

Disseminar a moda sustentável para lideranças dos trabalhadores, sindicais, pequenos empreendedores e gestores de conselhos

Semana Fashion Revolution

Melhorar estruturação dos eventos, gerando maior impacto e engajamento para a mudança na cultura de consumo do setor

Arte Aplicada da Universidade Indígena

Propiciar o protagonismo dos povos originários na moda, troca de saberes e geração de renda

Critérios mínimos de formalização p/ trabalho

Diminuir a informalidade e melhorar as condições de trabalho

Gerando valor aos resíduos têxteis   

Introduzir o resíduo transformado no mercado e produzir de maneira ética

Relatório de benchmarking em sustentabilidade

Mapear e dar conhecimento às práticas de sustentabilidade atuais no setor

Políticas públicas

Construir uma proposta de ação conjunta para o Lab Moda

DESAFIOS

As Iniciativas da primeira geração ( 2017 - 2018 )

GT Educação

Inserção das agendas relacionadas aos desafios priorizados pelo Lab Moda Sustentável nos currículos das formações do setor.

GT Ciclo de vida do produto

Etiqueta com informações sobre toxicidade, consumo de água e CO2.

Saiba +

GT Trabalho e desigualdade

Desenvolvimento de modelos de trabalho associativos para costureiras para a melhoria de remuneração e condições de trabalho. 

GT Cultura e consumo

 

Think-do-tank para promover a cultura de sustentabilidade na moda via oficinas, palestras, participação em eventos, desenvolvimento de conteúdo, filmes e aplicativos.

Saiba +

GT Modelos de negócios

Pesquisa e mobilização para promover relações sustentáveis e justas entre os elos da cadeia.

Saiba +

GT Políticas Públicas

Incidência em políticas públicas para transformar positivamente o ecossistema da moda.

Saiba +

Depoimentos

“É possível ter confiança apesar de estar em um ambiente tão diversificado”.

Ator lab