Iniciativas Multissetoriais

Iniciativas multissetoriais

A FASE DE LABORATÓRIO PROPRIAMENTE DITO COMEÇOU COM A EQUIPE DO LAB CONSTRUINDO UM MAPEAMENTO SISTÊMICO DO SETOR DA MODA NO BRASIL. UNIU-SE A DIVERSIDADE DE PERSPECTIVAS INDIVIDUAIS DO SISTEMA E CRIOU-SE UM ENTENDIMENTO COMPARTILHADO, COM A PREMISSA DE QUE O QUE SUSTENTA O SISTEMA É INVISÍVEL AO OLHAR.

Mapa sistêmico principais desafios

CONSTRUÍDO A PARTIR DE UMA IMAGEM DE ICEBERG, O MAPEAMENTO CONSISTE EM IDENTIFICAR O QUE ESTÁ ABAIXO DA LINHA DA ÁGUA: PADRÕES, ESTRUTURAS E MODELOS MENTAIS, FICANDO ACIMA SOMENTE OS EVENTOS POSSÍVEIS DE SE ENXERGAR.

Quanto mais consegue-se entender o que está imerso, maior a possibilidade de influenciar e transformar esse sistema. Com o mapa identificou-se os principais desafios para se alcançar um setor justo e sustentável. Os principais desafios identificados na cadeia da moda no Brasil pela Equipe Lab Moda foram agrupados em seis grandes blocos: 

 

:: Educação, formação profissional, ciência e tecnologia;
:: Cultura e consumo;
:: Ciclo de vida do produto; uso intensivo de recursos e toxicidade;
:: Trabalho: condições, informalidade, migração; desigualdades sociais, raça e gênero;
:: Modelo de negócio, relação entre os elos da cadeia;
:: Políticas públicas.

Prototipando soluções

PARA ABORDAR E AVANÇAR NUM DESAFIO SOCIAL COMPLEXO PRECISAMOS DE SOLUÇÕES QUE SEJAM SISTÊMICAS, COLABORATIVAS E EXPERIMENTAIS E ATUAR TANTO NOS NÍVEIS DAS INICIATIVAS, COMO NO NÍVEL DO SISTEMA E DAS CONDIÇÕES DO SISTEMA.

Um Laboratório Social se dá em ciclos de prototipagem que envolvem criação das iniciativas, testes na vida real e interação das iniciativas com os aprendizados dos testes. Organizada em seis grupos de trabalho (GT), a equipe cocriou e testou seis iniciativas multissetoriais.

 

As Iniciativas de primeira e segunda geração

ENVOLVEM ATORES E ORGANIZAÇÕES DE VÁRIOS SETORES QUE QUEREM ABORDAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO MUNDO DA MODA NO BRASIL.

As Iniciativas da primeira geração ( 2017 - 2018 )

GT Educação

Inserção das agendas relacionadas aos desafios priorizados pelo Lab Moda Sustentável nos currículos das formações do setor.

GT Ciclo de vida do produto

Etiqueta com informações sobre toxicidade, consumo de água e CO2.

Saiba +

GT Trabalho e desigualdade

Desenvolvimento de modelos de trabalho associativos para costureiras para a melhoria de remuneração e condições de trabalho. 

GT Cultura e consumo

 

Think-do-tank para promover a cultura de sustentabilidade na moda via oficinas, palestras, participação em eventos, desenvolvimento de conteúdo, filmes e aplicativos.

Saiba +

GT Modelos de negócios

Pesquisa e mobilização para promover relações sustentáveis e justas entre os elos da cadeia.

Saiba +

GT Políticas Públicas

Incidência em políticas públicas para transformar positivamente o ecossistema da moda.

Saiba +

Depoimentos

“É possível ter confiança apesar de estar em um ambiente tão diversificado”.

Ator lab

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