Iniciativas multissetoriais

A fase de laboratório propriamente dito começou com a equipe do lab construindo um mapeamento sistêmico do setor da moda no brasil. Uniu-se a diversidade de perspectivas individuais do sistema e criou-se um entendimento compartilhado, com a premissa de que o que sustenta o sistema é invisível ao olhar.

Mapa sistêmico principais desafios

Construído a partir de uma imagem de iceberg, o mapeamento consiste em identificar o que está abaixo da linha da água: padrões, estruturas e modelos mentais, ficando acima somente os eventos possíveis de se enxergar.

Quanto mais consegue-se entender o que está imerso, maior a possibilidade de influenciar e transformar esse sistema. Com o mapa identificou-se os principais desafios para se alcançar um setor justo e sustentável. Os principais desafios identificados na cadeia da moda no Brasil pela Equipe Lab Moda foram agrupados em seis grandes blocos:


 

  • Educação, formação profissional, ciência e tecnologia;
  • Cultura e consumo;
  • Ciclo de vida do produto; uso intensivo de recursos e toxicidade;
  • Trabalho: condições, informalidade, migração; desigualdades sociais, raça e gênero;
  • Modelo de negócio, relação entre os elos da cadeia;
  • Políticas públicas.

Prototipando soluções

Para abordar e avançar num desafio social complexo precisamos de soluções que sejam sistêmicas, colaborativas e experimentais e atuar tanto nos níveis das iniciativas, como no nível do sistema e das condições do sistema.

Um Laboratório Social se dá em ciclos de prototipagem que envolvem criação das iniciativas, testes na vida real e interação das iniciativas com os aprendizados dos testes. Organizada em seis grupos de trabalho (GT), a equipe cocriou e testou seis iniciativas multissetoriais.

As Iniciativas de primeira e segunda geração

Envolvem atores e organizações de vários setores que querem abordar os principais desafios do mundo da moda no brasil.

Educação, ciência e tecnologia

Inserção das agendas relacionadas aos desafios priorizados pelo Lab Moda Sustentável nos currículos das formações do setor.
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Cultura e Consumo

Think-do-tank para promover a cultura de sustentabilidade na moda via oficinas, palestras, participação em eventos, desenvolvimento de conteúdo, filmes e aplicativos.
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Meio Ambiente

Etiqueta com informações sobre toxicidade, consumo de água e CO2.
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Trabalho e Desigualdade

Desenvolvimento de modelos de trabalho associativos para costureiras para a melhoria de remuneração e condições de trabalho
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Modelos de Negócios

Pesquisa e mobilização para promover relações sustentáveis e justas entre os elos da cadeia.
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Políticas Públicas

Incidência em políticas públicas para transformar positivamente o ecossistema da moda.
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Iniciativas em destaque