Topo

O Lab Moda Sustentável

Plataforma multissetorial de colaboração e inovação em nível nacional formada por cerca de 40 lideranças, que quer abordar e transformar os principais desafios relacionados ao setor da moda no Brasil. O projeto foi convocado por uma aliança composta pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e OIT (Organização Internacional do Trabalho), tendo como parceiro fundador o Instituto C&A, apoiado pelas Pernambucanas, e executado pela Reos Partners.

Na primeira fase, de janeiro de 2017 a junho de 2018, o projeto objetivou promover no setor: iniciativas multissetoriais inovadoras criando novas realidades no sistema; − estratégias e ações transformadoras para influenciar e incidir nos principais desafios identificados; − relacionamentos e vínculos fortalecidos entre atores-chave do ecossistema; − e um entendimento aprofundado e sistêmico sobre riscos e oportunidades do sistema.

Entre janeiro e junho de 2017, o Conselho de Governança mapeou as lideranças que representassem a diversidade de perspectivas do setor e convocou os participantes da equipe do Lab Moda.

O projeto teve duas etapas principais: a construção de cenários sobre possíveis futuros para o setor e o laboratório social. 

Ainda como preparação para o processo houve uma série de 41 entrevistas com os membros da equipe convocada e a elaboração da síntese dessas entrevistas contendo as principais preocupações, incertezas e possibilidades de soluções para os desafios do setor (Síntese das Entrevistas). Esse conteúdo serviu de aquecimento e base para o trabalho que a equipe viria a realizar nos momentos seguintes.

O Lab contribui  para os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

Histórico

Cenários − Entre os meses de junho e setembro de 2017, ao longo de duas oficinas, foram construídos, por meio de uma arquitetura de diálogo estratégica e inovadora, um conjunto de quatro cenários relevantes, desafiadores, plausíveis e claros para estimular a reflexão e o debate sobre o futuro da moda no Brasil em 2035.

Laboratório − Entre novembro de 2017 e maio de 2018, ao longo de três oficinas de 2 dias cada, a equipe trabalhou a Teoria de Mudança do Lab Moda na qual define a visão, os resultados esperados e os impactos que quer ver no mundo da moda no Brasil até 2027. 

A equipe também construiu o mapeamento sistêmico, identificando os principais desafios ou o que chamamos de pontos de alavancagem, aqueles pontos do sistema onde a mudança pode levar a melhorias significativas e duradouras na cadeia da moda nos próximos anos.

A partir desses desafios, a equipe se organizou em grupos de trabalho (GTs) e cocriou e prototipou seis iniciativas multissetoriais

A equipe cresceu e se fortaleceu, neste momento as iniciativas estão se tornando projetos, com cronograma e orçamento.

A plataforma Lab Moda agora entra em outro patamar de colaboração, buscando ampliar o número de participantes e parceiros , e a conexão com outras iniciativas, esforços e movimentos engajados na causa da moda sustentável.

Teoria de Mudança do Laboratório da Moda Sustentável

INOVAÇÃO NOS DESAFIOS PRIORITÁRIOS: Educação, Ciência e Tecnologia; Cultura e Consumo; Ciclo de Vida do Produto e Sustentabilidade;<br /> Trabalho e Desigualdade; Modelo de Negócios; Políticas Públicas.

Partindo do desejo de transformação de algumas situações inaceitáveis e insustentáveis no mundo da moda e do vestuário no Brasil foi criada a Teoria de Mudança para o Laboratório da Moda Sustentável no Brasil, resultado da parceria com a Move Social − e da contribuição do Conselho de Governança, da equipe do Projeto e do Instituto Reos.

Resultados esperados até 2020

INOVAÇÃO NOS DESAFIOS PRIORITÁRIOS: Educação, Ciência e Tecnologia; Cultura e Consumo; Ciclo de Vida do Produto e Sustentabilidade; Trabalho e Desigualdade; Modelo de Negócios; Políticas Públicas.

Nacionalização do Lab Moda.
Com ampliação da base de atores das diversas regiões do país.

Polos regionais articulados e ativos.
Iniciando pelos polos do Sul e do Nordeste.

Iniciativas transformadoras fortalecidas.
Iniciativas novas e existentes incubadas e aceleradas.

Estudos e pesquisas publicados.
Resultado das iniciativas.

Mecanismos de financiamento testados.
Desenvolvimento de mecanismos para financiar negócios sustentáveis na cadeia.

Lideranças do setor engajadas e colaborando.
Com desenvolvimento de capacidades de colaboração.

Depoimentos

“Devemos nos sentar à mesa e dialogar, conhecer-nos. Temos setores dentro da cadeia têxtil que não conhecem outros, vivem no seu mundo”.

Ator Lab

Depoimentos

“Para realizar esse trabalho necessitamos de abertura e integralidade de cada indivíduo, ambiente honesto, e muita colaboração.”-

Ator Lab

Depoimentos

“Não podemos perder o foco em mudanças sistêmicas – projetos específicos e de implementação viável em curto-médio prazo têm seu valor, mas o Lab, com seus recursos, parceiros e poder de influência, tem o potencial de atuar de atuar nas alavancas sistêmicas para de fato transformar o setor”.

Ator Lab

Depoimentos

“Olho para o cenário no Brasil , é um problema complexo, sistêmico. É uma lembrança de que olho para uma peça e tem muita coisa por trás dela”.

Ator Lab

Depoimentos

“Tenho vontade e determinação de atuar na relação mais justa entre fornecedores e subcontratados".

Ator Lab

Depoimentos

“Chego preocupado com o sistema de exclusão e criminalização das pessoas. Por outro lado, trago a esperança de um novo nascimento de uma cadeia sustentável onde a gente possa olhar para as pessoas".

Ator Lab

Depoimentos

“Dar um empurrão no consumidor para que ele cobre das empresas é tão necessário quanto articular o setor”.

Ator Lab

Depoimentos

"O protótipo está nascendo. Cada encontro é um passo dado e há muitos ainda pela frente.”

Ator Lab

Depoimentos

"É mais fácil consrtuir consensos na prática do que na teoria”.

Ator Lab

Depoimentos

“Como é importante apostar na transformação a despeito de todas as dúvidas que temos. No começo tínhamos muitas dúvidas, mas apostamos e fizemos muitas coisas".

Ator Lab

Depoimentos

“O Laboratório somos nós, todos que de alguma maneira contribuíram e outros que chegarão.”

Ator Lab

Depoimentos

“A Teoria da Mudança ajuda a entender o que está por trás da lógica, as crenças, teorias e pressupostos que norteiam as escolhas”.

Ator Lab

Depoimentos

“É possível ter confiança apesar de estar em um ambiente tão diversificado”.

Ator Lab

Depoimentos

“Dialogar é um meio de se chegar a uma terceira via, e todas as vozes precisam se mexer um pouco".

Ator Lab

ALIANÇA CONVOCADORA
PARCEIRO FUNDADOR
APOIO
COORDENADOR
QUEM FAZ O LAB / CONSELHO DE GOVERNANÇA
QUEM FAZ O LAB / ATORES QUE COLABORARAM COM A PRIMEIRA FASE DO LAB MODA